segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

✏️🔴 Poesias | A aranha sonhadora | Irene Altamira Sousa Ribeiro | Proeja - 9º ano

             Era uma vez, uma linda e pequena aranha, que vivia a aprender modelos magníficos de teias para fazer sua nova morada. Corria apressada, de um lado a outro, e fabricava todos os tipos de bordados. De tanto correr de cima para baixo, descobriu uma habilidade. Queria ser uma atleta e ficava, todos os dias, ao entardecer, vendo o sol se pôr. Aquela vista era de uma beleza estupenda e sempre a vazia imaginar que um dia ainda ultrapassaria aquele horizonte.

    Quero ser uma atleta das olimpíadas, mas como chegarei lá? Pensava lá do alto de suas teias.

Já sei, preciso me preparar, e assim, começou a correr todos os dias pelos campos. Passou pelas flores, pelos passarinhos, borboletas e tantos outros.

Dizia a quem encontrava: olá, tudo bem? Estou me preparando para as olimpíadas!

Todos ficavam surpresos e alguns exclamavam: será do que ela está falando?

Um dia, ao voltar para casa, numa velocidade máxima, deparou com um buraco.

Ops! Não vou conseguir parar, pois estou correndo muito rápido! As patinhas patinaram e ela tropeçou em uma pedra. Caiu, rolou, rodopiou e tibum, tibum!

Foi parar lá dentro daquele buraco.

Olá! Tem alguém aí?

Ao longe, bem ao fundo, alguém respondeu: Sim, sou eu! O tatu Mole.

Oi, bom dia! Eu sou a aranha Vavá, pode me ajudar? Machuquei meu pezinho e não consigo andar.

Claro que sim! Venha aqui que eu te ajudo!

Então, o tatu Mole me ajudou com tamanha força e rapidez.

Ahhhh, eu recebi esse apelido pelos meus colegas, pois eu não conseguira ter as mesmas habilidades deles, então me chamavam assim.

Olha, vou te dizer uma coisa: não importa o que dizem de você, pois o importante é o que você é e sei que és uma pessoa incrível.

Muito obrigado pela ajuda! A partir de hoje você não será chamado de tatu Mole e sim, de tatu Bola, pois você é muito especial e tem de ser chamado pelo seu nome.

Então, o tatu ficou muito feliz!

Muito obrigada pelas palavras, eu ficava triste, escondido naquele buraco. A partir daquele dia, virou um novo tatu, reuniu sua família, anunciou o novo nome e ia passear todos os dias pelos lindos campos e apreciava a beleza da natureza.

Antes de partir, deu um conselho à sua nova amiga: para ser uma boa atleta, você precisa de sapatos adequados para os seus pés, assim você terá habilidade e velocidade sem machucá-los.

Então ela pensava sobre onde compraria tais sapatos para tantos pezinhos? Alguém poderia me dizer?

Um comentário: